BIBLIOTECA MONÁSTICA
BIBLIOTHECA ARCHICAENOBII BRASILIENSIS
Um Elogio ao Saber
A Biblioteca do Mosteiro é especializada em Teologia, contudo várias outras áreas do conhecimento são contempladas tais como: Filosofia, História, Artes, Literatura e Direito. O acervo é aberto ao público e as consultas e pesquisas são feitas na própria Biblioteca ou sistema de busca virtual; no entanto, é vetado o empréstimo de livros e periódicos, como também o acesso direto à área destinada ao acervo raro. As visitas mais frequentes têm sido de estudantes universitários, pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras. Para a pesquisa nas obras raras, faz-se necessário uma prévia
credencial e identificação.
O valioso acervo organizado e conservado ao longo de mais de quatro séculos de existência conta com uma notável coleção de obras raras dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (são manuscritos, iluminuras, livros, documentos históricos, cartas, testamentos, mapas, desenhos e plantas de arquitetura, partituras musicais dentre outros), tornando a Biblioteca do Mosteiro uma das mais importantes do país. Durante todo o século XX, o acervo foi sendo ampliado e diversificado. A aquisição de obras deste último século foi
complementada com uma importante sessão de periódicos das mais diversas áreas de pesquisa, mantida em constante atualização. A preocupação de preservar o legado cultural ao longo da história sempre foi uma característica dos mosteiros beneditinos. É possível encontrar mobiliários do Século XVIII da biblioteca bem como os ancestrais sistemas de organizações da informação.
As salas da Biblioteca tem sido um amparo para eventos culturais, lançamento de livros, exposições e cursos. O projeto de melhorias prevê a instalação de gabinetes de estudo individual e coletivo, como também a informatização do acervo.
Além do trabalho permanente realizado pelos monges da Arquiabadia, a Biblioteca do Mosteiro conta com a colaboração de doadores de obras para conservação, modernização e ampliação do acervo bibliográfico. Este importante espaço consta ainda de um setor de encadernação para livros, revistas e é fiel depositário de muitos trabalhos de pesquisas.
A Biblioteca destaca-se como importante elemento integrante do contexto acadêmico. Caracteriza-se pela oferta, ao corpo docente e discente de um lastro bibliográfico e de serviços de informação. O sistema Pergamum proporciona uma rápida recuperação da informação.
Os Serviços oferecidos pela Biblioteca são: orientação em pesquisa bibliográfica, treinamento de usuários para o uso do sistema, disseminação seletiva da informação, orientação na normatização de trabalhos científicos, pesquisa em outras bases de dados via Internet, empréstimo local, pesquisas em obras raras, visitas guiadas.
No organograma temos SETOR DE OBRAS RARAS; SETOR DO ACERVO CORRENTE (Livros de consulta), SETOR DE REFERÊNCIA (enciclopédias, dicionários, catálogos); SETOR DOS BENFEITORES (acervo de bibliotecas particulares: Pedro Moacir Maia, Dom José Endres, Dom Clemente Silva-Nigra, Délio Pinheiro, Manuel Joaquim de Carvalho Junior, Desembargador Menandro Falcão, Ministro Carlos Coqueijo [vinil], entre outros), SETOR DE
PERIÓDICOS (jornais, revistas, publicações e periódicos), SETOR DE AUDIOVISUAL (discos vinil, LP, DVD, fitas magnética, diapositivos, fitas cassete); SETOR DIGITAL (obras digitalizadas, biblioteca virtual, disquetes, CD-ROMs e outros assim considerados); SETOR DE MATERIAL ESPECIAL (códice, livros de reserva, fotografias, cartas, encartes, arquivos). SETOR DA BIBLIOTECA BEURONENSE (em tipografia do alemão gótico ao moderno). A nossa biblioteca abriga a biblioteca do Centro de Documentação e Pensamento Brasileiro (CDPB) – do filosofo e historiador Antônio Paim; e arquivo do arquiteto Diógenes Rebolças. Agregado ao nosso acervo é possível, ao visitante, contemplar antigas xilogravuras sacras e obras de artes de: Sante Scaldaferri, Tati Moreno e Pe. Pinto; bem como mobiliário de época.
A consulta ao acervo é realizada na própria sala de pesquisa da Biblioteca e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h.
A Biblioteca do Mosteiro da Bahia é a “arquibiblioteca das Américas” pois é a mais antiga em atividade ininterrupta não só do Brasil, mas das Américas. Portanto, a biblioteca dos monges beneditinos é a guardiã de um acervo tão raro e vasto sobre a história da cidade de Salvador e do Brasil; é a segunda maior em obras raras no país.
Nesse espaço de muita cultura e conhecimento pode-se fazer visitas guiadas agendando previamente com o bibliotecário.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
- Das 8:00h às 12:00h
- Das 13:00h às 16:00h
VISITAS GUIADAS*
Valores
Individual: R$ 10
Grupos: R$ 5/pessoa
*Podem ser marcadas por telefone ou e-mail
CONTATOS
Portaria monástica: (71) 2106-5200
Recepção: (71) 2106-5265
E-mail: biblioteca@saobento.org
LINKS PARA UMA VISITA AOS TRABALHOS DA BIBLIOTECA DO MOSTEIRO DA BAHIA
CONSULTE O ACERVO DA BIBLIOTECA ONLINE:
-
PERGAMUM:
-
LIVRO DO TOMBO:
http://saobento.org/livrosdotombo/
-
OBRAS RARAS:
http://saobento.org/livrosraros/