top of page
Coral de São Bento da Bahia (10).jpg

CORAL SÃO BENTO

CORAL DO MOSTEIRO DE
SÃO BENTO DA BAHIA
O Diretor

Está determinado que seja sempre um monge do Mosteiro. O qual representa a pessoa do Arquiabade; e é também orientador e participa da vida do Coral sempre que urge a necessidade. O Diretor tem um papel importante no tocante a gerar unidade e amizade entre os Coralistas dos diversos credos. Além do mais exerce o papel de pai espiritual que auxilia humana e espiritualmente cada membro.

 

No Ano de 1964, no dia oito de Maio, Dom Bernardo Lucas, OSB, monge deste Mosteiro de São Bento da Bahia, decide e funda, apoiado pelo Abade da época, juntamente com um grupo de jovens universitários o “Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento da Bahia”. Nasceu, o Coral, numa época de grandes e profundas transformações e mudanças sociais no Brasil – a saber – foi o período do Golpe Militar, O Regime da Ditadura.

 

Este Coral é pessoa jurídica, distinta, que responde pelas próprias obrigações contraídas. 


Hoje, já atingida a sua maturidade e também a dos seus membros consta com mais de quarenta anos de existência.

 

Participa regularmente das Missas Solenes e/ou Dominicais do Mosteiro e de outras Paróquias quando convidado.

 

O Coral foi uma resposta às necessidades religiosas e políticas da sua época, que com seu canto motivou muitos jovens a um olhar novo sobre a realidade e as dificuldades e abriu a consciência dos universitários de diversos credos para o belo e transcendente: Deus. A música como resposta e criatividade. Desde o seu início tem uma característica muito própria: é um Coral Interconfessional, adotando, no entanto, por ser próximo ao Mosteiro a Espiritualidade e paternidade espiritual beneditina.

 

Para a época não deixou de ser uma atitude bem avançada que antecipou os augúrios da Igreja, a saber, o desejo de promover o diálogo inter-religioso. O Coral o faz a partir do Canto Sacro, da música erudita, da MPB e das outras modalidades e categorias da Música.

 

Seus membros são profissionais: executivos, advogados, médicos, psicólogos, artistas, filósofos, homens e mulheres das diversas áreas do conhecimento. No seu Histórico, durante quinze anos este Coral esteve sob a direção do maestro Hamilton Carvalho Lima de saudosa memória.

 

Participou e participa de diversos concursos e Encontros Nacionais e Internacionais. Sempre teve a sua autonomia, porém, está ligado ao Mosteiro da Bahia por iniciativa própria e desejo de assim permanecer conforme as suas origens.

O Conselho

É composto de um grupo de cinco Coralistas que se reúnem com o Diretor ou mesmo na sua ausência, Refletem sobre os problemas e dificuldades do Coral e mesmo as necessidade diárias deste.

Repertório do Coral

O Canto Eclético

 

Erudito 

 

Sacro 

 

Folclórico 

 

MPB

Avaliação dos Candidatos

Faz-se teste de voz;

 

Observa-se a participação ativa nos ensaios do Coral;

 

Entrevista com o Secretário administrativo.

 

O senso de responsabilidade nas presenças para ensaios. 

 

Capacidade de assumir compromissos e evoluir nas relações;

 

Disponibilidade.

Coral de São Bento da Bahia (11).jpg
Coral de São Bento da Bahia (1).jpg

Concertos Participados
(Prêmios)

No Teatro Castro Alves; 1º Lugar Concurso Estadual de Corais (1980) sob a regência do Maestro Keiler Rego, promovido pela Escola de Música da UFBA e coordenado pelo Maestro Ernest Widmer; 

1º Lugar no V Festival Internacional de Coros em Porto Alegre/RS (1988) - sob a Regência do Maestro Dilton César Ferreira, recebendo o Troféu Villa-Lobos das mãos do então Governador do Rio Grande do Sul, Senador Pedro Simon; 

Participou da Reinauguração do Teatro Castro Alves; 

Inauguração do Shopping Barra.

Coral São Bento da Bahia (17).jpg

REUNIÕES

 Terças-Feiras das 16h00 às 18h00 

ENCONTROS E ENSAIOS

Acontecem nos períodos previsto, no Auditório do Coral que está localizado nas dependências do próprio Mosteiro de São Bento. Veja os Horários abaixo:

TERÇAS-FEIRAS

Das 18h00 às 20h00

 

SÁBADOS

Das 14h00 às 16h00

 

Ensaios de Naipes (Alternados)

 

SÁBADOS

Das 15h00 às 16h00

ADMISSÃO DE CANDIDATOS

Para contatos dirigir-se ao Secretário administrativo ou ao Maestro através dos seguintes endereços:

CORAL DE SÃO BENTO

Mosteiro de São Bento da Bahia

Largo de São Bento, n.1 – Barroquinha

Salvador – Bahia

CEP. 40.024-108

A Avaliação dos Candidatos é feita pessoalmente pelo Regente em contato direto e/ou seus colaboradores em conjunto dialogando com o interessado.

ONDE
ESTAMOS

LOCALIZAÇÃO

(71) 2106-5200

 

Largo de São Bento, sn

Centro - Salvador/BA

CEP 40.020-430

mosteirodabahia@gmail.com

CONECTE-SE

Obrigado pelo envio!

"Ut in omnibus glorificetur Deus" 

(RB 57, 9)

© 2022 por Mosteiro de São Bento.

Desenvolvido por Henrique Barreto

bottom of page