MOSTEIRO DA BAHIA
Uma joia no coração
de Salvador
O Mosteiro da Bahia é o mais antigo das Américas. Os primeiros monges, vindos de Portugal, aqui chegaram em 1582, 33 anos após a fundação da cidade de Salvador. Foi-lhes doada esta colina, ao lado da antiga cidade, onde se erguia já uma pequena ermida de São Sebastião, no mesmo local de nossa atual Igreja. Os beneditinos encontraram em Salvador uma generosa acolhida que resultou em numerosas vocações, possibilitando em poucos anos a fundação de novos mosteiros em Olinda – PE, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP e outros.
O Mosteiro chegou a ter mais de cem monges, em meados do século XVIII, que dinamizavam a instrução e a vida religiosa da Igreja local. Depois, com a perseguição e proibições impostas a todas as ordens religiosas pela política acentuadamente anti-clerical das coroas portuguesas e brasileira, o número de monges foi minguando. No fim do Império estavam aqui apenas três religiosos. Foi o nosso Abade Dom Domingos da Transfiguração Machado quem conseguiu, após dedicados esforços, a intervenção da Santa Sé para que da Europa enviassem, em 1895, os monges que repovoassem e restauraram os mosteiros em todo o Brasil. Em 1982, portanto o Mosteiro de São Bento da Bahia celebrou seus 400 anos de bênçãos e labores.
Atualmente a nossa comunidade reúne cerca de 30 irmãos. Buscamos realizar o carisma que nos foi confiado por Deus, adaptando-nos às exigências complexas de um centro de grande cidade. Entre as atividades diversas do Mosteiro salientam-se a animação de grupos de aprofundamento bíblico e litúrgico, e do grupo de oblatos beneditinos; o coral São Bento; o atendimento religioso às comunidades do Mosteiro da Graça – Bairro da Graça, Salvador; Mosteiro de Monte Serrat – Ponta do Humaitá, Salvador; do Mosteiro do Salvador, das monjas beneditinas, Coutos – Salvador; serviço social para auxílio de pessoas carentes e, no setor educacional, o Colégio São Bento.
Mas, antes de tudo cada monge e toda a comunidade, no silêncio de seu testemunho de vida consagrada, quer responder às indagações do homem de hoje e encontra-se sempre pronto ao atendimento, ao diálogo e à acolhida fraterna.
HORÁRIOS DA COMUNIDADE
Arquiabadia de São Sebastião da Bahia
Mosteiro de São Bento da Bahia (1582)
Salvador, Bahia – Brasil
SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA
- Laudes com Missa Conventual às 7:00h
- Hora Meridiana às 12:00h
- 2ª Missa às 12:30h
- Vésperas às 17:45h
SÁBADO
- Laudes com Missa Conventual às 7:00h
- Após a missa a basílica permanece fechada.
DOMINGO
- Laudes 7:00h
- Missa Conventual às 10:00h
- Hora Meridiana às 12:00h
- Vésperas às 17:15h
CONFISSÕES
SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA
- Das 9:00h às 11:30h
- Das 15:00h às 17:30h
QUARTA-FEIRA
- Das 9:00h às 11:30h
- Não tem confissão à tarde
DOMINGO
- Das 9:00h às 9:45h